Notícia

Sistema permite acompanhar horários de empregados domésticos

Sistema permite acompanhar horários de empregados domésticos

Com a aprovação da PEC das domésticas, foi trazida a tona a discussão sobre o relacionamento entre empregador e empregada e sobre as condições de trabalho dessa categoria. O objetivo dessa movimentação no assunto é que se estabeleça uma relação similar com a de ambientes corporativos, ou seja, horários fixos de entrada e saída, registro em carteira, horas extras e etc.


Nesse sentido, uma nova tecnologia desenvolvida por dois jovens profissionais, o profissional de TI Guilherme Lucinda e o designer gráfico Otávio Lucinda, é um grande avanço.  O software MobPonto Domésticas é um marcador de ponto de trabalho. Toda sua operação é feita com o uso de aparelhos celulares que, através do aplicativo, permitem o registro dos horários dos funcionários.

 

Os idealizadores contam que foi realizado um estudo de mercado para entender as reais necessidades da relação patrão/empregada. Eles perceberam que muitos se queixavam da dificuldades em acompanhar o rendimento de seus funcionários, uma vez que passam o dia todo fora de casa e, quando retornam, já não encontram mais a empregada. “Além dessa demanda, pensamos também no quanto era importante desenvolver uma tecnologia acessível e de fácil manuseio”, diz Guilherme Lucinda.

 

É possível instalar o aplicativo em celulares de baixo custo. Pode ser utilizado em qualquer operadora de celular e conta com download para a impressão da folha de ponto do funcionário. “A ideia é profissionalizar a interação entre o prestador de serviços e o contratante, de maneira a facilitar a relação entre ambos, com transparência e segurança”, ressalta Guilherme.

 

A tecnologia já foi testada e aprovada. Para divulgar o seu uso, a MobTech oferece o acesso gratuito por um mês ao sistema MobPonto Domésticas. Após o período de gratuidade, o sistema possui uma mensalidade de R$ 19,90, sem cobrança de taxa de adesão ou multa por cancelamento.

 

Como funciona?

A empregada chega ao local de trabalho e registra, através do celular, o horário de chegada. O mesmo é feito para a saída e retorno do almoço e quando termina o expediente. Todos esses registros são recebidos instantaneamente pelo patrão. “O software contabiliza a jornada de trabalho diária e mensal, incluindo as horas a mais e também as faltantes. Ao acessar a planilha de ponto, o contratante consegue mensurar rapidamente o desempenho de seu funcionário”, diz Guilherme. 

 

 

Fonte: Portal do Consumidor
 

Entrevista

Uma nova forma de consumir

Uma nova forma de consumir

O consumo colaborativo pode mudar o sistema de produção e economia globais? Para a pesquisadora Ana Cirne Paes de Barros, o mais provável é que as práticas hegemônicas continuem a existir, mas novas formas de consumo se espalhem de forma independente, proporcionando maior autonomia aos consumidores. 

Artigo

Pedágio da Via Bahia: 21,6% de aumento, 100% de desrespeito

Pedágio da Via Bahia: 21,6% de aumento, 100% de desrespeito

No Natal de 2016 os baianos receberam um belo presente da concessionária Via Bahia, que administra rodovias federais no estado: o aumento do pedágio em 21,6% na BR-116 e 16% na BR-324. Os reajustes foram autorizados pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).

Vídeos

Rachel Botsman

Autora do livro "O Que é Meu é Seu - Como o Consumo Colaborativo Vai Mudar o Nosso Mundo", Rachel Botsman diz que estamos conectados para compartilhar. Em 15 minutos, ela tenta te convencer que o consumo colaborativo é o caminho.



Enquete

Você é a favor da legalização dos jogos de azar?


Ver resultado

Se ligue

Sua conta veio alta? Confira o que pode vampirizar sua energia

Sua conta veio alta? Confira o que pode vampirizar sua energia

Chuveiro na posição "inverno" consome 30% mais. Banhos mais curtos ajudam a economizar até 40%. Geladeira em má condição consome até 70% da conta do mês. Em casa ou no escritório, tire os aparelhos eletrônicos da tomada quando estão fora de uso, principalmente televisão, aparelhos de DVD/Blue-Ray e de som.