Notícia

Aplicativo avalia ambulantes de áreas turísticas de Salvador

Aplicativo avalia ambulantes de áreas turísticas de Salvador

Quem costuma frequentar as áreas turísticas da capital baiana já pode fazer a avaliação dos ambulantes que trabalham nesses locais através do aplicativo Ambulante Salvador. Lançada há quatro meses, a ferramenta está disponível para celulares e tablets com sistema Android e reúne 515 ambulantes cadastrados que atuam no Centro Histórico, Mercado Modelo e Bonfim.

Utilizar o aplicativo é fácil. Basta fazer a instalação, por meio da Play Store, colocar o número de registro presente no colete do vendedor e iniciar a busca. Se o número de registro estiver correto, o aplicativo fornece uma foto do ambulante seguida do nome, sobrenome, ocupação e da possibilidade de avaliá-lo com até cinco estrelas. Para a avaliação com até duas estrelas, é obrigatório adicionar um comentário.

Antes de atribuir a nota ao ambulante, o usuário do aplicativo precisa informar o CPF. O dado funciona como um filtro para evitar informações falsas e garantir uma avaliação responsável. “A ferramenta vai ajudar a divulgar o trabalho do ambulante e aproximá-lo do consumidor. De maneira inventiva, a Prefeitura ajuda a qualificar e a valorizar o comércio informal, que é importante para a cidade na geração de renda”, afirma o titular da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), Felipe Lucas.

Projeto Â– O aplicativo foi desenvolvido por meio de uma parceria entre a Semop e a Companhia de Governança Eletrônica do Salvador (Cogel). A avaliação digital faz parte de um projeto amplo que contemplou os vendedores com novo fardamento, recadastramento e capacitação, realizada entre os meses de outubro e dezembro do ano passado, por meio de uma parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas na Bahia (Sebrae-BA).

Cerca de 400 ambulantes participaram das palestras ministradas por consultores do Sebrae. As aulas envolveram temas como o cuidado com a imagem pessoal e como gerir bem o próprio negócio, tendo em vista a melhoria na recepção e a qualidade do atendimento prestado a baianos e turistas.

 

 

Dica

Planos de saúde: uma preocupação para o futuro

Planos de saúde: uma preocupação para o futuro

Ter ou não ter plano de saúde? Esse é um questionamento que pode ser constante na vida dos brasileiros, já que nem sempre os benefícios oferecidos são efetivamente ofertados quando mais se precisa desse tipo de assistência. Para não cair em armadilha e saber diferenciar os tipos de planos, consultamos o advogado especialista em Defesa do Consumidor, Taciano Mattos (@tacianomattos), para dar algumas dicas sobre o serviço. Confira abaixo:

Artigo

Taxas bancárias e o Direito do Consumidor

Taxas bancárias e o Direito do Consumidor

Você certamente possui conta em alguma agência bancária. Certamente, também, já deve ter sido tarifado indevidamente, mesmo pensando que o serviço oferecido era gratuito, a exemplo das taxas cobradas pela poupança. Mas, não era para poupar? Pois bem, nem sempre o que está previsto nos contratos atendem às regras previstas pelo Código de Defesa do Consumidor. O advogado, especialista na área, Cândido Sá, dá suas recomendações sobre o que a lei salvaguarda ou não, quando o assunto é serviço bancário. Confira artigo sobre o assunto, logo abaixo:

Enquete

Você pretende tomar a vacina contra a covid-19?


Ver resultado

Vídeos

Rachel Botsman

Autora do livro "O Que é Meu é Seu - Como o Consumo Colaborativo Vai Mudar o Nosso Mundo", Rachel Botsman diz que estamos conectados para compartilhar. Em 15 minutos, ela tenta te convencer que o consumo colaborativo é o caminho.