Notícia

Programa da Codecon leva informação sobre consumo a moradores de Periperi

Programa da Codecon leva informação sobre consumo a moradores de Periperi

Os comerciantes, fornecedores e consumidores de Periperi, no Subúrbio Ferroviário, tiveram a oportunidade de receber informações sobre relações de consumo por meio do programa Codecon e Você. Promovida pela Diretoria Defesa do Consumidor de Salvador (Codecon), a atividade foi realizada ontem (20), na Igreja Batista Nacional Bom Samaritano, e reuniu cerca de 150 pessoas. O próximo local a ser beneficiado com a ação é a região de Cajazeiras.

“Esse programa foi pensado justamente da necessidade que temos, não só de multar e estabelecer sanções, mas de educar e ensinar como o fornecedor e o consumidor têm que se respeitar nessa relação de consumo, de bens ou de serviços. A partir disso, foi construído o Programa Codecon e Você”, pontuou a diretora da Codecon, Roberta Caires.

Na ocasião, os palestrantes Edinelia Almeida e Almir Ribeiro abordaram os temas "Direitos de fornecedores e consumidores na relação de consumo" e "Oferta, direito de arrependimento e prazos", respectivamente. A população participou ativamente durante o evento, tirando dúvidas sobre questões referentes à garantia estendida, regras para informação de preço, validade, composição, troca de produtos, oferta e propaganda – normas previstas no Código de Defesa do Consumidor (CDC).

"A gente traz de uma maneira dinâmica, neste treinamento, todos os nossos especialistas para que possam tirar dúvidas do dia a dia. Observamos que muitos dos problemas que acontecem nessa relação é por falta de conhecimento e informação. Então é um programa de educação e treinamento rápido, mas muito eficiente", completou Roberta.

Aperfeiçoamento Â– Dono de uma empresa de calçados e confecções, o comerciante Gerson José Ferreira Santos, de 48 anos, acredita que essas ações ajudam aos comerciantes e consumidores a estabelecer uma relação melhor. Ele ainda afirmou que o curso oportunizou a ele a aprender coisas novas. "A minha expectativa é que os consumidores dessa localidade tenham a mente mais aberta aos seus direitos e deveres. Normalmente, eles só se atentam aos direitos e não colocam em conta os deveres", disse.

Já para Sirlene Santos das Virgens, 44 anos, dona de uma loja de bolsas e acessórios, o curso serve para que os direitos e deveres sejam respeitados, além de conseguir agradar e fidelizar o cliente. "Como lojista aqui no bairro, a expectativa é grande em aprender porque a gente sempre quer agradar ao cliente, fidelizar para que ele sempre volte à nossa loja. Nunca tivemos uma palestra em nosso bairro em relação a direitos e deveres do consumidor. Aprendi muita coisa, em relação a preço, por exemplo, eu posso diferenciar os valores de cartão de débito, crédito e à vista", relatou.

Ao final do evento, todos os participantes receberam certificado de participação com carga horária de 90 minutos. Os fornecedores também receberam o Selo de Fornecedor Consciente 2019, para que fixem nos próprios estabelecimentos. 

O documento serve como comprovação de que o comerciante, empresário e/ou fornecedor se capacitou sobre como respeitar os direitos do consumidor. O objetivo é que o cliente saiba que está em um estabelecimento onde o comerciante se atentou a conhecer os direitos e deveres, além de agregar valor ao estabelecimento.

 

Dica

Planos de saúde: uma preocupação para o futuro

Planos de saúde: uma preocupação para o futuro

Ter ou não ter plano de saúde? Esse é um questionamento que pode ser constante na vida dos brasileiros, já que nem sempre os benefícios oferecidos são efetivamente ofertados quando mais se precisa desse tipo de assistência. Para não cair em armadilha e saber diferenciar os tipos de planos, consultamos o advogado especialista em Defesa do Consumidor, Taciano Mattos (@tacianomattos), para dar algumas dicas sobre o serviço. Confira abaixo:

Artigo

Taxas bancárias e o Direito do Consumidor

Taxas bancárias e o Direito do Consumidor

Você certamente possui conta em alguma agência bancária. Certamente, também, já deve ter sido tarifado indevidamente, mesmo pensando que o serviço oferecido era gratuito, a exemplo das taxas cobradas pela poupança. Mas, não era para poupar? Pois bem, nem sempre o que está previsto nos contratos atendem às regras previstas pelo Código de Defesa do Consumidor. O advogado, especialista na área, Cândido Sá, dá suas recomendações sobre o que a lei salvaguarda ou não, quando o assunto é serviço bancário. Confira artigo sobre o assunto, logo abaixo:

Enquete

Você pretende tomar a vacina contra a covid-19?


Ver resultado

Vídeos

Rachel Botsman

Autora do livro "O Que é Meu é Seu - Como o Consumo Colaborativo Vai Mudar o Nosso Mundo", Rachel Botsman diz que estamos conectados para compartilhar. Em 15 minutos, ela tenta te convencer que o consumo colaborativo é o caminho.