Notícia

Bahia foi o terceiro destino doméstico mais procurado no país em 2019

Bahia foi o terceiro destino doméstico mais procurado no país em 2019

A Bahia ficou em terceiro lugar como principal destino de viagens domésticas no Brasil no ano de 2019. Entre abril e agosto, foram realizadas 1,788 milhão de viagens domésticas para o estado, o que representou 8,7% de todas as 20,617 milhões de viagens ocorridas no território nacional nesse período. Em primeiro e segundo ficaram, respectivamente, São Paulo e Minas Gerais, sendo que, desses três, apenas a Bahia recebeu mais viagens do que originou no ano passado (mais 190 mil).

As informações são do módulo de Turismo da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNADC), com base em levantamento realizado no terceiro trimestre de 2019 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em convênio com o Ministério do Turismo. O estudo teve como objetivo quantificar e caracterizar os fluxos de turistas nacionais entre as diferentes regiões do país e para o exterior.

No saldo como destino de viagens domésticas, em 2019, com mais viagens chegando do que saindo do estado, a Bahia ficou abaixo apenas de Santa Catarina (mais 235 mil viagens chegando do que partindo).

Para o secretário estadual do Turismo, Fausto Franco, os dados são uma confirmação dos trabalhos realizados pela Secretaria do Turismo da Bahia (Setur-BA) para atrair o maior número de visitantes às 13 zonas turísticas do estado. “Passamos todo o ano promovendo a Bahia em feiras nacionais e internacionais, negociando a ampliação da malha aérea e de cruzeiros marítimos, e investindo em capacitação e infraestrutura para bem acolher o turista, e o resultado foi essa forte movimentação em todo o estado”, afirma.

Segundo o secretário, o momento importante de ascensão foi interrompido, infelizmente, pela pandemia do Covid-19, que teve no turismo um dos setores mais impactados. “Apesar de sermos atingidos em cheio, isto não nos deteve, ao contrário, estamos agora empenhados em promover uma retomada gradativa e segura para que, mais adiante, quando tudo isso tiver passado, a Bahia esteja ainda mais repleta de turistas, como lugar privilegiado e rico de atrativos que é”, acrescenta.

Sol e praia

Outro dado apontado pelo levantamento do IBGE foi de que os brasileiros, em geral, buscam mais sol e praia (motivação para 34,3% das viagens de lazer no país). Com uma faixa litorânea de grande extensão, a Bahia é um paraíso de praias belas e atraentes, que se estendem desde o sul, com lugares badalados como Porto Seguro e Trancoso, passando por Morro de São Paulo e Boipeba, na Costa do Dendê, ao norte, onde estão Praia do Forte, Costa do Sauipe e Conde, entre outros recantos procurados de sol e mar.

O estudo mostrou também que o avião foi o terceiro meio de transporte mais utilizado no país para viajar (em 15,3% das viagens).

 

Dica

Planos de saúde: uma preocupação para o futuro

Planos de saúde: uma preocupação para o futuro

Ter ou não ter plano de saúde? Esse é um questionamento que pode ser constante na vida dos brasileiros, já que nem sempre os benefícios oferecidos são efetivamente ofertados quando mais se precisa desse tipo de assistência. Para não cair em armadilha e saber diferenciar os tipos de planos, consultamos o advogado especialista em Defesa do Consumidor, Taciano Mattos (@tacianomattos), para dar algumas dicas sobre o serviço. Confira abaixo:

Artigo

Taxas bancárias e o Direito do Consumidor

Taxas bancárias e o Direito do Consumidor

Você certamente possui conta em alguma agência bancária. Certamente, também, já deve ter sido tarifado indevidamente, mesmo pensando que o serviço oferecido era gratuito, a exemplo das taxas cobradas pela poupança. Mas, não era para poupar? Pois bem, nem sempre o que está previsto nos contratos atendem às regras previstas pelo Código de Defesa do Consumidor. O advogado, especialista na área, Cândido Sá, dá suas recomendações sobre o que a lei salvaguarda ou não, quando o assunto é serviço bancário. Confira artigo sobre o assunto, logo abaixo:

Enquete

Você pretende tomar a vacina contra a covid-19?


Ver resultado

Vídeos

Rachel Botsman

Autora do livro "O Que é Meu é Seu - Como o Consumo Colaborativo Vai Mudar o Nosso Mundo", Rachel Botsman diz que estamos conectados para compartilhar. Em 15 minutos, ela tenta te convencer que o consumo colaborativo é o caminho.