Notícia

Agricultura familiar da Bahia lança novos produtos no mercado com cacau e licuri

Agricultura familiar da Bahia lança novos produtos no mercado com cacau e licuri

A agricultura familiar baiana segue trazendo inovações e colocando no mercado produtos diferenciados e de qualidade. Desta vez, duas potencialidades do segmento, o cacau e o licuri, se uniram e o resultado foi a produção de barras de chocolate com licuri e pasta de cacau com licuri. 

Os produtos são lançamento da Cooperativa de Serviços Sustentáveis da Bahia (Coopessba), localizada no município de Ilhéus, que traz a marca Natucoa, e já estão fazendo o maior sucesso.  

A pasta de cacau com licuri é artesanal e natural. O casamento do coquinho com o cacau do sul da Bahia se transformou em um creme delicioso para dar mais sabor a torradas, frutas e outras refeições. Já o chocolate tem um sabor peculiar e promete surpreender os paladares.  

A Coopesba é uma das cooperativas beneficiadas pelo Bahia Produtiva. O projeto é executado pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), com cofinanciamento do Banco Mundial.  

Com o investimento, o empreendimento vem trabalhando a melhoria da qualidade da amêndoa do cacau, o aumento da produção, e qualificando o processo de comercialização. Estão sendo investidos R$ 2,5 milhões, que incluem ações como a ampliação da capacidade produtiva e o desenvolvimento de nova marca e embalagens. 

A presidente da Coopessba, Carine Assunção, afirmou que é preciso sempre estar com novidades: “Juntamos dois sabores da Bahia. Hoje nossos produtos já estão em outros estados, queremos levar além do cacau, outros produtos da nossa terra”. 

Entrevista

Uma nova forma de consumir

Uma nova forma de consumir

O consumo colaborativo pode mudar o sistema de produção e economia globais? Para a pesquisadora Ana Cirne Paes de Barros, o mais provável é que as práticas hegemônicas continuem a existir, mas novas formas de consumo se espalhem de forma independente, proporcionando maior autonomia aos consumidores. 

Artigo

Pedágio da Via Bahia: 21,6% de aumento, 100% de desrespeito

Pedágio da Via Bahia: 21,6% de aumento, 100% de desrespeito

No Natal de 2016 os baianos receberam um belo presente da concessionária Via Bahia, que administra rodovias federais no estado: o aumento do pedágio em 21,6% na BR-116 e 16% na BR-324. Os reajustes foram autorizados pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).

Vídeos

Rachel Botsman

Autora do livro "O Que é Meu é Seu - Como o Consumo Colaborativo Vai Mudar o Nosso Mundo", Rachel Botsman diz que estamos conectados para compartilhar. Em 15 minutos, ela tenta te convencer que o consumo colaborativo é o caminho.



Enquete

Você é a favor da legalização dos jogos de azar?


Ver resultado

Se ligue