Notícia

TCA retoma uso da Sala do Coro em apresentações transmitidas pela internet

TCA retoma uso da Sala do Coro em apresentações transmitidas pela internet

A Nova Sala do Coro do Teatro Castro Alves (TCA), para além de todo o histórico de mais de 40 anos como espaço essencial para a difusão das artes da Bahia, é reconhecida pela versatilidade. E é neste ambiente multifacetado, acolhedor da experimentação, da produção independente e de públicos tão diversos e interessados, que o Complexo do TCA dá o primeiro passo na retomada do uso de seus palcos.

No projeto Voltando aos Palcos, Lazzo Matumbi, Jarbas Bittencourt, Leo Cavalcanti, Majur, Marcia Castro e Nara Couto farão shows exclusivos e os dois corpos artísticos do TCA - o Balé Teatro Castro Alves (BTCA) e a Orquestra Sinfônica da Bahia (Osba) - apresentarão performances inéditas especialmente criadas para esta série, que terá transmissão ao vivo no canal de YouTube do TCA. A estreia será no dia 25 de setembro e seguirá semanalmente, todas as sextas-feiras, sempre às 20h, até o mês de dezembro.

Quem dará a largada da programação é o músico, intérprete e compositor Lazzo Matumbi, a voz da Bahia, personalidade fundamental do cenário da música afro-baiana. Com quase 40 anos de carreira, dispensa apresentações para o público diante de sua voz marcante e interpretações de groove inconfundível, com uma musicalidade que mistura ritmos como reggae, samba, jazz e soul. No show Encontro montado para esta ocasião, ele expressa a saudade dos palcos e convida o público para estar perto, acompanhado do multi-instrumentista Felipe Guedes.

BTCA e Osba

Já no dia 2 de outubro, o BTCA e a Osba expandem o sucesso de Um Concerto para o Guarda-Roupa, em que o maior equipamento de cultura do estado da Bahia realizou um vídeo, com já cerca de 30 mil visualizações, para homenagear artistas, profissionais e públicos das artes, como um abraço de acolhimento e reverência para todos que escreveram e escrevem a história do TCA e da cultura da Bahia.

Deste ato poético, feito para uma plateia formada por figurinos do Guarda-Roupa do Centro Técnico do TCA e que registra os sentimentos compartilhados nas atuais circunstâncias sociais, os mesmos bailarinos e músicos que estiveram em cena desdobram este abraçar: como dar uma mão sem poder dar as mãos?

BTCA e Osba seguirão apresentando novas criações quinzenalmente, num total de seis espetáculos, alternando as sextas-feiras com os shows dos artistas convidados, em pequenas formações de bailarinos e músicos, para exibir a colaboração mútua entre os dois corpos artísticos oficiais da Bahia.

Como inspiração artística, estarão questões humanas que se acentuam no momento atual: a proposta é que cada montagem nos faça refletir sobre os desafios de hoje, mas sem limitação a este tempo, como crônicas não datadas, que tratarão também sobre amor, isolamento, infância, maternidade e trabalho.

Medidas de segurança

O Voltando aos Palcos se configura, assim, como uma etapa de transição nas práticas de distanciamento, sem a participação presencial do público, mas já reaquecendo os palcos do TCA. Para sua execução, serão seguidos rígidos protocolos de segurança e saúde que evitam as transmissões da Covid-19, conforme estabelecidos pelos órgãos competentes.

A curadoria dos shows, além de prezar pela qualidade artística e pelo fomento à cena musical baiana, observou formatos com número reduzido de participantes. Como resultado, o TCA oferece ao público acesso gratuito e virtual a uma programação qualificada, diversificada e com toda técnica de ponta típica das produções do Complexo.

Entrevista

Uma nova forma de consumir

Uma nova forma de consumir

O consumo colaborativo pode mudar o sistema de produção e economia globais? Para a pesquisadora Ana Cirne Paes de Barros, o mais provável é que as práticas hegemônicas continuem a existir, mas novas formas de consumo se espalhem de forma independente, proporcionando maior autonomia aos consumidores. 

Artigo

Pedágio da Via Bahia: 21,6% de aumento, 100% de desrespeito

Pedágio da Via Bahia: 21,6% de aumento, 100% de desrespeito

No Natal de 2016 os baianos receberam um belo presente da concessionária Via Bahia, que administra rodovias federais no estado: o aumento do pedágio em 21,6% na BR-116 e 16% na BR-324. Os reajustes foram autorizados pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).

Vídeos

Rachel Botsman

Autora do livro "O Que é Meu é Seu - Como o Consumo Colaborativo Vai Mudar o Nosso Mundo", Rachel Botsman diz que estamos conectados para compartilhar. Em 15 minutos, ela tenta te convencer que o consumo colaborativo é o caminho.



Enquete

Você é a favor da legalização dos jogos de azar?


Ver resultado

Se ligue