Notícia

Atendimento por videochamada no SAC inclui serviços do Procon-BA

Atendimento por videochamada no SAC inclui serviços do Procon-BA

A pandemia do novo coronavírus mudou a vida das pessoas e antecipou futuros. Agora, o cidadão pode usar o celular ou computador, agendar dia e horário, e receber atendimento do SAC sem sequer sair de casa. Isso é possível e faz parte do presente. A partir do dia 26, a Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-BA) também passa a atender por meio de chamada de vídeo na Rede SAC. O objetivo é orientar, analisar e intermediar reclamações individuais de consumidores. O atendimento deve ser agendado através do SAC Digital.

"Após o agendamento, o Procon-BA entrará em contato com o consumidor por telefone ou e-mail para análise da documentação e descrição dos fatos, visando dar o melhor encaminhamento à demanda. O nosso objetivo é ampliar ainda mais o atendimento e a solução de problemas dos consumidores", explica a diretora de Atendimento do Procon-BA, Adriana Menezes.

Além do atendimento do Procon-BA, a Rede SAC já disponibiliza, desde o mês de agosto, atendimentos do Planserv e do Centro de Atendimento Previdenciário (Ceprev). Um exemplo é o caso de Durcilene Santos, 57 anos, que é uma das quase 600 pessoas com pedidos de pensão recepcionados pela Superintendência de Previdência (Suprev) desde o início da pandemia.

Atendimento

Moradora da cidade de Aparecida de Goiânia, em Goiás, distante mais de 1,6 mil quilômetros de Salvador, a dona de casa teve sua solicitação acolhida apesar de residir em outro estado do país, através de chamada de vídeo. "Entrei no site do SAC Digital para realizar o agendamento e fui atendida por vídeo na hora marcada. Gostei muito, pois foi bem rápido e a atendente muito atenciosa", ressalta Durcilene.

O atendimento por videochamada para serviços do Ceprev já registrou 285 atendimentos. Os três mais solicitados foram pensões previdenciárias e 2ª via do contracheque, com 94 atendimentos cada um, seguidos de isenção de Imposto de Renda, com 77 solicitações. Quanto ao Planserv, foram registrados até agora 377 atendimentos, sendo 63 para solicitação de Movimentação Cadastral e 314 para isenção de biometria.

Como fazer

O primeiro passo é acessar o SAC Digital ou baixar o aplicativo SAC Digital. Depois, basta pesquisar na plataforma o serviço desejado. Em seguida, é preciso escolher uma data disponível e agendar o horário de preferência. Após isso, o SAC envia uma confirmação por e-mail ou mensagem de celular, junto com o link para a vídeo-chamada. É necessário ter computador ou celular com acesso à internet para realizar o atendimento.

O atendimento por chamada de vídeo pode ser expandido de acordo com o êxito nessa primeira fase de funcionamento. "Temos planos de ampliar para outros serviços, oferecendo mais comodidade e segurança para nossos usuários. Vamos avaliar o funcionamento nessa fase para planejar um aumento do número de serviços nessa modalidade de atendimento por vídeo", afirma a diretora Operacional do SAC, Nilza Rios.

Entrevista

Uma nova forma de consumir

Uma nova forma de consumir

O consumo colaborativo pode mudar o sistema de produção e economia globais? Para a pesquisadora Ana Cirne Paes de Barros, o mais provável é que as práticas hegemônicas continuem a existir, mas novas formas de consumo se espalhem de forma independente, proporcionando maior autonomia aos consumidores. 

Artigo

Pedágio da Via Bahia: 21,6% de aumento, 100% de desrespeito

Pedágio da Via Bahia: 21,6% de aumento, 100% de desrespeito

No Natal de 2016 os baianos receberam um belo presente da concessionária Via Bahia, que administra rodovias federais no estado: o aumento do pedágio em 21,6% na BR-116 e 16% na BR-324. Os reajustes foram autorizados pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).

Vídeos

Rachel Botsman

Autora do livro "O Que é Meu é Seu - Como o Consumo Colaborativo Vai Mudar o Nosso Mundo", Rachel Botsman diz que estamos conectados para compartilhar. Em 15 minutos, ela tenta te convencer que o consumo colaborativo é o caminho.



Enquete

Você é a favor da legalização dos jogos de azar?


Ver resultado

Se ligue