Notícia

Ampliação do prazo para emissão do RG Expresso gera procura recorde pelo serviço

Ampliação do prazo para emissão do RG Expresso gera procura recorde pelo serviço

A procura pelo RG Expresso apresentou um crescimento exponencial no período de 35 dias, alcançando a marca de 13,7 mil solicitações, entre setembro e outubro. O número é 351% maior do que o registrado nos dez meses anteriores (3.923). O aumento da demanda foi causado pela mudança nos critérios para emissão do RG Expresso.

Agora, o serviço possibilita que o cidadão receba uma nova carteira de identidade, em até sete dias, caso o documento extraviado ou danificado tenha sido emitido no prazo máximo de seis anos. Anteriormente, o prazo máximo era de dois anos.

O RG Expresso trouxe mais comodidade para o cidadão. Para fazer o documento, basta acessar o SAC Digital, solicitá-lo e pagar a taxa de R$ 37,77. Depois é só retirar a carteira de identidade em uma unidade da Rede SAC, no prazo de até sete dias. Não precisa tirar foto, colher digitais, nem qualquer outro procedimento. Tudo é feito de forma rápida e simples, via internet. Apenas aqueles que se enquadram no critério do prazo podem solicitar o RG Expresso.

Novas regras

O serviço foi lançado em outubro de 2019, pela Secretaria da Segurança Pública (SSP), por meio do Departamento de Polícia Técnica, em parceria com a Secretaria de Administração do Estado (Saeb), responsável pela gestão da Rede SAC. Quando o RG Expresso foi lançado, apenas quem tinha emitido carteira de identidade nos últimos dois anos podia imprimir um novo documento, caso perdesse ou danificasse o primeiro.

Entretanto, um estudo apontou que a procura pela carteira de identidade era maior entre aqueles que já haviam emitido o documento há mais tempo. O DPT detectou que cerca de cinco milhões de baianos estão dentro do critério de tempo de emissão (seis anos). Com base nos números, a Saeb e o DPT resolveram ampliar o critério de prazo do RG Expresso para oferecer a comodidade a um número maior de pessoas.

Após a mudança do critério de dois para seis anos, ocorrida no início mês passado, a procura pelo RG Expresso disparou. Em apenas 35 dias sob as novas regras, o número de solicitações para obter o documento alcançou um total de 13.796, enquanto que nos dez meses anteriores, quando o prazo era de dois anos, foram apenas 3.923 solicitações da carteira de identidade.

Unidades do SAC

O RG Expresso está disponível para ser retirado em 27 unidades da Rede SAC, sendo 13 postos na capital e na região metropolitana (Barra, Liberdade, Periperi, Bela Vista, Comércio, Shopping da Bahia, Salvador Shopping, Pernambués, Paralela, Candeias, Camaçari, Lauro de Freitas, Cajazeiras).

Já no interior do estado são 14: Alagoinhas, Senhor do Bonfim, Juazeiro, Jacobina, Feira de Santana II, Vitória da Conquista II, Itabuna, Ilhéus, Eunápolis, Santo Antônio de Jesus, Teixeira de Freitas, Barreiras, Porto Seguro e Jequié. A solicitação do documento deve ser feita pelo SAC Digital, anteriormente.

Transformação digital

“O serviço é mais uma facilidade oferecida pelo SAC Digital, dentro dessa mudança de paradigma que o Governo está promovendo no Estado. A transformação digital é uma tendência mundial que estamos acompanhando, migrando serviços presenciais para o ambiente virtual, oferecendo mais praticidade, comodidade e agilidade para os baianos”, afirma o secretário da Administração, Edelvino Góes.

Já a diretora do Instituto de Identificação Pedro Mello, Socorro de Maria, destaca que “o serviço dá acesso à documentação básica de forma segura para o cidadão, tanto do ponto de vista de saúde, haja vista que o cidadão vai ao posto somente para receber o documento, quanto do ponto de vista de segurança pública, haja vista os controles internos para a reimpressão e entrega do documento”.

Dica

Planos de saúde: uma preocupação para o futuro

Planos de saúde: uma preocupação para o futuro

Ter ou não ter plano de saúde? Esse é um questionamento que pode ser constante na vida dos brasileiros, já que nem sempre os benefícios oferecidos são efetivamente ofertados quando mais se precisa desse tipo de assistência. Para não cair em armadilha e saber diferenciar os tipos de planos, consultamos o advogado especialista em Defesa do Consumidor, Taciano Mattos (@tacianomattos), para dar algumas dicas sobre o serviço. Confira abaixo:

Artigo

Taxas bancárias e o Direito do Consumidor

Taxas bancárias e o Direito do Consumidor

Você certamente possui conta em alguma agência bancária. Certamente, também, já deve ter sido tarifado indevidamente, mesmo pensando que o serviço oferecido era gratuito, a exemplo das taxas cobradas pela poupança. Mas, não era para poupar? Pois bem, nem sempre o que está previsto nos contratos atendem às regras previstas pelo Código de Defesa do Consumidor. O advogado, especialista na área, Cândido Sá, dá suas recomendações sobre o que a lei salvaguarda ou não, quando o assunto é serviço bancário. Confira artigo sobre o assunto, logo abaixo:

Enquete

Você pretende tomar a vacina contra a covid-19?


Ver resultado

Vídeos

Rachel Botsman

Autora do livro "O Que é Meu é Seu - Como o Consumo Colaborativo Vai Mudar o Nosso Mundo", Rachel Botsman diz que estamos conectados para compartilhar. Em 15 minutos, ela tenta te convencer que o consumo colaborativo é o caminho.