Notícia

Aplicativo Preço da Hora Bahia alcança 350 mil usuários

Aplicativo Preço da Hora Bahia alcança 350 mil usuários

Após sete meses de lançado pelo Governo do Estado, o aplicativo Preço da Hora Bahia, que pesquisa preços no mercado baiano, já possui mais de 350 mil usuários. A ferramenta permite pesquisar os preços de mais de 500 mil produtos comercializados em todo o estado a partir de informações extraídas das mais de 3,2 milhões de notas fiscais eletrônicas processadas diariamente pela Secretaria da Fazenda do Estado (SefazBA). Só em Salvador, mais 1,2 milhão de notas fiscais eletrônicas emitidas por dia servem de base para a comparação dos preços.

O aplicativo já é usado nos maiores municípios da Bahia, mas o desafio é chegar aos demais e ampliar o acesso da população baiana à ferramenta, já que o Preço da Hora Bahia traz os preços de produtos comercializados em todos os 417 municípios, sem exceção. A capital é onde residem mais da metade dos usuários do aplicativo: 189,2  mil. Em seguida vêm Feira de Santana, com 26,5  mil, Lauro de Freitas, com 16,6 mil, Camaçari, com 13,1 mil, Vitória da Conquista, com 7,6 mil e Itabuna, com 6,6 mil. “Nosso objetivo é fazer com que esta ferramenta de grande utilidade chegue ao máximo possível de usuários”, afirma o secretário da Fazenda do Estado, Manoel Vitório.

Os benefícios de ter o aplicativo baixado em celulares e tablets vão além do preço dos produtos. O usuários do Preço da Hora Bahia podem conferir ainda na tela do app o dia e a hora de  realização da última venda da mercadoria, além de telefone e rota para se chegar ao estabelecimento onde ela está  à venda. É possível também acessar um gráfico com o histórico de preços do produto e cotar rapidamente uma lista de até 40 itens, obtendo os cinco melhores preços na cidade. De forma prática e dinâmica, o app mostra em pesquisa simples, por nome do produto ou código de barra, o menor preço praticado num raio de 1 a 30 quilômetros da localização do usuário. A pesquisa apresenta ainda os preços praticados em outro município do estado, caso o consumidor deseje, e traz de forma facilitada na tela principal a pesquisa por combustíveis e medicamentos.

“A ferramenta é a aliada dos baianos na otimização dos seus deslocamentos e na economia” explica o diretor de Produção de Informações da SefazBa, Jadson Bitencourt, que ressalta a boa receptividade dos usuários do aplicativo.  “As pessoas só precisam baixar e experimentar para conhecer em detalhes as vantagens que o aplicativo oferece”, observa, citando as mais de mil manifestações de usuários, predominantemente positivas, já registradas nas redes sociais e nas caixas de comentários da Apple Store e do Google Play, onde o Preço da Hora Bahia é disponibilizado para download. Além do aplicativo para dispositivos móveis, o serviço está disponível também através do site precodahora.ba.gov.br.

Dica

Planos de saúde: uma preocupação para o futuro

Planos de saúde: uma preocupação para o futuro

Ter ou não ter plano de saúde? Esse é um questionamento que pode ser constante na vida dos brasileiros, já que nem sempre os benefícios oferecidos são efetivamente ofertados quando mais se precisa desse tipo de assistência. Para não cair em armadilha e saber diferenciar os tipos de planos, consultamos o advogado especialista em Defesa do Consumidor, Taciano Mattos (@tacianomattos), para dar algumas dicas sobre o serviço. Confira abaixo:

Artigo

Taxas bancárias e o Direito do Consumidor

Taxas bancárias e o Direito do Consumidor

Você certamente possui conta em alguma agência bancária. Certamente, também, já deve ter sido tarifado indevidamente, mesmo pensando que o serviço oferecido era gratuito, a exemplo das taxas cobradas pela poupança. Mas, não era para poupar? Pois bem, nem sempre o que está previsto nos contratos atendem às regras previstas pelo Código de Defesa do Consumidor. O advogado, especialista na área, Cândido Sá, dá suas recomendações sobre o que a lei salvaguarda ou não, quando o assunto é serviço bancário. Confira artigo sobre o assunto, logo abaixo:

Enquete

Você pretende tomar a vacina contra a covid-19?


Ver resultado

Vídeos

Rachel Botsman

Autora do livro "O Que é Meu é Seu - Como o Consumo Colaborativo Vai Mudar o Nosso Mundo", Rachel Botsman diz que estamos conectados para compartilhar. Em 15 minutos, ela tenta te convencer que o consumo colaborativo é o caminho.