Notícia

Museu de Arte da Bahia lança acervo digital no Google Arts & Culture

Museu de Arte da Bahia lança acervo digital no Google Arts & Culture

O Museu de Arte da Bahia (MAB) está a partir de agora no Google Arts & Culture, plataforma do Google que ajuda a divulgar o trabalho dos mais importantes museus e manifestações culturais do mundo. O MAB é o primeiro museu no Estado a ter seu acervo virtual na plataforma.

Esse é um trabalho desenvolvido em conjunto com as equipes de Pesquisa, Museologia e Comunicação do Museu, com a direção da museóloga Ana Liberato. Segundo ela, a partir de agora, o público de todo mundo poderá acessar o MAB de forma virtual e conhecer algumas das 15 mil obras que fazem parte do acervo do museu, que é vinculado ao Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (Ipac) e Secretaria da Cultura do Estado (Secult).

Serão apresentadas inicialmente três exposições. Uma delas é a ‘Coleção Lopes Rodrigues’, com destaque para as obras destes renomados pintores do século XIX: o pai, João Francisco Lopes Rodrigues e seu filho, Manoel Lopes Rodrigues, que tanto contribuíram para o enriquecimento das artes na Bahia. Fazem parte da mostra obras de grande importância, como ‘A República’, ‘Dois Véus’ e ‘Orquestra Ambulante’, além de naturezas mortas e paisagens.

A outra exposição, ‘O Negro e as Artes Plásticas no MAB’, uma reverência ao Novembro Negro, apresenta ao público obras de Carybé, Emanoel Araújo, entre outros.

‘Vistas e Igrejas de Salvador’, a terceira mostra da plataforma, contempla as obras de artistas como Presciliano Silva, Alberto Valença, João Alves, Mendonça Filho, retratando paisagens, igrejas e marinhas, e representam marcas do passado, guardadas hoje neste museu e que evocam a lembrança de alguns aspectos da antiga Cidade do Salvador.

Dica

Planos de saúde: uma preocupação para o futuro

Planos de saúde: uma preocupação para o futuro

Ter ou não ter plano de saúde? Esse é um questionamento que pode ser constante na vida dos brasileiros, já que nem sempre os benefícios oferecidos são efetivamente ofertados quando mais se precisa desse tipo de assistência. Para não cair em armadilha e saber diferenciar os tipos de planos, consultamos o advogado especialista em Defesa do Consumidor, Taciano Mattos (@tacianomattos), para dar algumas dicas sobre o serviço. Confira abaixo:

Artigo

Taxas bancárias e o Direito do Consumidor

Taxas bancárias e o Direito do Consumidor

Você certamente possui conta em alguma agência bancária. Certamente, também, já deve ter sido tarifado indevidamente, mesmo pensando que o serviço oferecido era gratuito, a exemplo das taxas cobradas pela poupança. Mas, não era para poupar? Pois bem, nem sempre o que está previsto nos contratos atendem às regras previstas pelo Código de Defesa do Consumidor. O advogado, especialista na área, Cândido Sá, dá suas recomendações sobre o que a lei salvaguarda ou não, quando o assunto é serviço bancário. Confira artigo sobre o assunto, logo abaixo:

Enquete

Você pretende tomar a vacina contra a covid-19?


Ver resultado

Vídeos

Rachel Botsman

Autora do livro "O Que é Meu é Seu - Como o Consumo Colaborativo Vai Mudar o Nosso Mundo", Rachel Botsman diz que estamos conectados para compartilhar. Em 15 minutos, ela tenta te convencer que o consumo colaborativo é o caminho.