Notícia

Desal promove mutirão de manutenção em praças de Salvador

Desal promove mutirão de manutenção em praças de Salvador

A atendente Elza Souza, de 34 anos, já sente a diferença nos equipamentos de simulação de caminhada e rotação diagonal da academia de saúde ao ar livre da Praça da Bíblia, no Ogunjá. "O simulador estava fazendo bastante barulho e alguns aparelhos de rotação diagonal estavam emperrando. Agora estão todos novos novamente e eu voltei a fazer os exercícios com mais frequência". 

A renovação dos aparelhos, observada pela moradora da região, faz parte do mutirão de obras e de manutenção realizado pela Companhia de Desenvolvimento Urbano de Salvador (Desal), vinculada à Secretaria Municipal de Manutenção (Seman), nas praças da cidade. A ação foi iniciada na primeira semana de janeiro e deve ser realizada de maneira contínua, sem prazo para finalizar. 

O objetivo é intensificar os cuidados nas áreas de lazer da cidade para diminuir o tempo entre uma vistoria e outra e os custos com o retrabalho, conter os atos de vandalismo e evitar que os aparelhos e o mobiliário urbano permaneçam muito tempo parados por terem sofrido algum tipo de dano. 

O mutirão já passou por praças como Lord Cochrane (Garibaldi), Praça da Bíblia (Ogunjá), Revolução (Periperi), Dendezeiros (Cidade Baixa), João Mangabeira (Barris), e nos próximos dias deve passar por praças em Costa Azul, Valéria Canabrava, Nova Brasília e Stella Maris. A Desal chega a recuperar dez praças por dia com as manutenções diárias. O objetivo é alcançar todas cerca de 450 praças já inauguradas na cidade. 

"Fazer uma manutenção mais profunda nos nossos equipamentos é uma ação de suma importância. Sabemos do número alto de casos de vandalismo, gastamos mais de R$20 mil por dia, mas não vamos deixar a cidade feia ou mesmo sem vida. Estamos buscando manter a cidade pronta, limpa e bonita", conta o presidente da Desal, Virgílio Daltro. 

Ele lembra que Salvador tem, ainda, outras 150 praças em obras e que a Desal tem trabalhado para deixar a capital cada vez melhor. "Homens e mulheres estão trabalhando com reparos, reformas e construções de novos equipamentos. Alguns aparelhos estão sendo substituídos em vários cantos da cidade". 

Quem ganha com a ação é a população, que tem aderido cada vez mais à frequência a esses espaços para o lazer e prática de atividades físicas. Elza, por exemplo, conta que tem se sentido bem melhor após a prática diária de caminhada e exercícios na academia de saúde. Graças ao hábito, ela agora tem mais disposição para o trabalho e demais atividades do dia a dia. "Eu me sinto bem melhor agora, com mais humor e disposição até para o meu filho, além de ter perdido alguns quilinhos", revela. 

Ações - O mutirão realiza primeiro a vistoria em vários bairros da cidade, depois inicia os primeiros reparos com as equipes conjuntas de fabricação, carpintaria e serralheria. O toque final fica a cargo das equipes de pintura e comunicação visual. Os equipamentos que mais passam por conserto são os aparelhos das academias de saúde ao ar livre, os brinquedos dos parques infantis e as áreas de convivência. 

Para a realização dos serviços, são utilizados carros, caminhões, tratores e caçambas. Órgãos parceiros complementam o trabalho da Desal, a exemplo da Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (Limpurb), responsável pela limpeza, e da Diretoria de Serviços de Iluminação Pública de Salvador (Dsip), que faz o reparo das luminárias e lâmpadas presentes nas praças

Dica

Planos de saúde: uma preocupação para o futuro

Planos de saúde: uma preocupação para o futuro

Ter ou não ter plano de saúde? Esse é um questionamento que pode ser constante na vida dos brasileiros, já que nem sempre os benefícios oferecidos são efetivamente ofertados quando mais se precisa desse tipo de assistência. Para não cair em armadilha e saber diferenciar os tipos de planos, consultamos o advogado especialista em Defesa do Consumidor, Taciano Mattos (@tacianomattos), para dar algumas dicas sobre o serviço. Confira abaixo:

Artigo

Taxas bancárias e o Direito do Consumidor

Taxas bancárias e o Direito do Consumidor

Você certamente possui conta em alguma agência bancária. Certamente, também, já deve ter sido tarifado indevidamente, mesmo pensando que o serviço oferecido era gratuito, a exemplo das taxas cobradas pela poupança. Mas, não era para poupar? Pois bem, nem sempre o que está previsto nos contratos atendem às regras previstas pelo Código de Defesa do Consumidor. O advogado, especialista na área, Cândido Sá, dá suas recomendações sobre o que a lei salvaguarda ou não, quando o assunto é serviço bancário. Confira artigo sobre o assunto, logo abaixo:

Enquete

Você pretende tomar a vacina contra a covid-19?


Ver resultado

Vídeos

Rachel Botsman

Autora do livro "O Que é Meu é Seu - Como o Consumo Colaborativo Vai Mudar o Nosso Mundo", Rachel Botsman diz que estamos conectados para compartilhar. Em 15 minutos, ela tenta te convencer que o consumo colaborativo é o caminho.