Notícia

Casa do Carnaval promove experiências emocionantes para amantes da folia

Casa do Carnaval promove experiências emocionantes para amantes da folia

É como entrar numa máquina do tempo e ser direcionado para conhecer diversos momentos marcantes da maior festa popular de rua do mundo. É desta forma que os visitantes descrevem a oportunidade de conhecer a Casa do Carnaval, situada na Praça Ramos de Queirós, s/n, próximo ao Terreiro de Jesus. Nesse período sem folia em Salvador, devido à pandemia de Covid-19, o museu instalado pela Prefeitura é uma forma de moradores e visitantes matarem a saudade da folia de Momo na cidade, seguindo todos os protocolos necessários para evitar a contaminação pelo novo coronavírus.

Gerido pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult), o museu tem vários ambientes e é responsável por preservar e disseminar a história da festividade que está ligada à cultura da capital baiana. Entre os atrativos disponíveis no espaço, o destaque vai para as salas do Cinema Interativo, localizadas no primeiro andar. No caminho, é possível apreciar obras de arte dos "Mascarados de Maragojipe", obra artística de Memeu Barbudo.

Já dentro da sala, a voz da cantora Daniela Mercury narra a história dos blocos Ilê Aiyê e Olodum, ao som da música "O Mais Belos dos Belos", entoada pela artista. Durante a experiência, os visitantes podem interagir com as imagens do telão, dançando as coreografias.

Na lista de vídeos interativos, é possível conhecer ainda a trajetória de artistas e bandas, como Ivete Sangalo, Margareth Menezes, Claudia Leitte, Harmonia do Samba, Psirico e Parangolé, além de blocos de trio, como Eva, Cheiro de Amor e o carnaval da Praça Castro Alves. No final da atividade, o público é impactado pela abertura de um painel colorido de tecido com lantejoulas e o nome "Bahia", estampado no centro da parede, no fundo da sala.

Outros ambientes - Na saída das salas, peças emblemáticas e figurinos usados por artistas em edições anteriores do carnaval, decoram a parede. Entre os objetos emoldurados, está o primeiro disco do Olodum, adereço da fantasia do bloco As Muquiranas e figurinos, usados pelos cantores Durval Lélys, Alinne Rosa e Daniela Mercury.

A visita se torna ainda mais encantadora com vista do Terraço do Samba, localizado na cobertura do espaço. Nessa área, os visitantes podem desfrutar de uma bela vista para a Baía de Todos-os-Santos e boa parte da Cidade Baixa, desde o Comércio até a Ponta de Humaitá.

O espaço conta com mesas e cadeiras, separadas por distanciamento, para que os visitantes possam contemplar a vista. A estrutura conta também com um elevador para que idosos e pessoas com deficiência ou dificuldades de locomoção possam viver a experiência.

Protocolo - O equipamento cultural está funcionando de terça a domingo, das 10h às 16h. Os ingressos custam R$30 (inteira) e R$15 (meia). Para mergulhar na história da festa é preciso seguir os protocolos sanitários durante a visitação. O distanciamento é de 1,5 m na fila e deve ser seguido durante toda a visita. Além disso, só podem acessar a bilheteria quatro pessoas da mesma família ou uma pessoa por vez. A aferição de temperatura é realizada antes do acesso à bilheteria.

A lotação máxima permitida é de 30 pessoas e a permanência máxima de 1h no museu. Além disso, é obrigatório o uso da máscara e é proibido o consumo de alimentos e bebidas durante toda a permanência no local. Também estão suspensas temporariamente as visitas guiadas e o agendamento de visitas para grupos.

Dica

Planos de saúde: uma preocupação para o futuro

Planos de saúde: uma preocupação para o futuro

Ter ou não ter plano de saúde? Esse é um questionamento que pode ser constante na vida dos brasileiros, já que nem sempre os benefícios oferecidos são efetivamente ofertados quando mais se precisa desse tipo de assistência. Para não cair em armadilha e saber diferenciar os tipos de planos, consultamos o advogado especialista em Defesa do Consumidor, Taciano Mattos (@tacianomattos), para dar algumas dicas sobre o serviço. Confira abaixo:

Artigo

Taxas bancárias e o Direito do Consumidor

Taxas bancárias e o Direito do Consumidor

Você certamente possui conta em alguma agência bancária. Certamente, também, já deve ter sido tarifado indevidamente, mesmo pensando que o serviço oferecido era gratuito, a exemplo das taxas cobradas pela poupança. Mas, não era para poupar? Pois bem, nem sempre o que está previsto nos contratos atendem às regras previstas pelo Código de Defesa do Consumidor. O advogado, especialista na área, Cândido Sá, dá suas recomendações sobre o que a lei salvaguarda ou não, quando o assunto é serviço bancário. Confira artigo sobre o assunto, logo abaixo:

Enquete

Você pretende tomar a vacina contra a covid-19?


Ver resultado

Vídeos

Rachel Botsman

Autora do livro "O Que é Meu é Seu - Como o Consumo Colaborativo Vai Mudar o Nosso Mundo", Rachel Botsman diz que estamos conectados para compartilhar. Em 15 minutos, ela tenta te convencer que o consumo colaborativo é o caminho.