Notícia

Saiba onde fazer testes de detecção da Covid-19 na capital

Saiba onde fazer testes de detecção da Covid-19 na capital

 

Rápido, RT-PCR, antígeno, swab nasal. São diversos os nomes e siglas, mas o resultado é o que mais importa. Afinal, estes são os testes feitos para identificar se o indivíduo contraiu a Covid-19 e a reação dos anticorpos ao novo coronavírus.  Para quem tem sintomas leves, a infectologista recomenda procurar qualquer unidade de atenção básica de saúde. Inclusive, quatro delas funcionam em esquema 24h: IAPI, Itapuã, Imbuí e Pirajá. No entanto, o cidadão precisa prestar atenção: alguns dos exames só podem ser feitos três dias após os sintomas, com risco de informar falso negativo. Isso quer dizer que, a pessoa pode estar contaminada, mas ainda não é possível detectar a presença do vírus no organismo. 

Segundo a infectologista da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Adielma Nizarala, quem vai identificar qual o exame a ser feito naquele momento é um médico. “Ele vai identificar se há indicação para a detecção”, disse. 

O teste rápido de três dias, com resultado divulgado em 40 minutos, avalia a proteína viral do Sars-CoV-2 no organismo através de uma gota de sangue. A estratégia poderá diagnosticar infecção viral atual, mas não detectar os anticorpos adquiridos. 

Já o teste rápido dos anticorpos exige um tempo maior para ser feito, pois ele vai identificar se o corpo criou imunidade diante da infecção. De acordo com Adielma, o tempo médio para realização deste exame varia de uma semana a dez dias após os primeiros sintomas. 

Já pacientes com sintomas mais graves, com febre persistente e piora no quadro por mais de cinco dias, a indicação é de buscar atendimento nos gripários, localizados nas UPAs de São Cristóvão, Barris, Paripe, Pirajá/Santo Inácio e Pau Miúdo e, ainda, na Ilha de Bom Jesus dos Passos. Nas UPAs e também nos gripários, o paciente pode fazer o swab nasal, que vai identificar a presença do vírus e com resultado em até sete dias. 

Os testes rápidos estão disponíveis nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Também são realizados nos bairros que possuem medidas restritivas para conter a propagação do vírus. São feitos aproximadamente 150 testes por dia, em cada localidade. 

É possível fazer a detecção, das 8h às 13h, em Brotas, no final de linha do bairro; na Fazenda Grande do Retiro, na Escola Municipal Fazenda Grande; na Liberdade no Plano Inclinado; em Pernambués, na Escola Municipal Hildete Bahia; em Paripe, na Escola Municipal de Paripe; e em São Caetano, na quadra poliesportiva de São Caetano. 

 

Unidades que fazem testes rápidos para Covid-19 

Centro Histórico: UBS Pelourinho e UBS Santo Antônio. 

Itapagipe: USF Joanes Leste, UBS Ministro Alckmin e USF São José de Baixo. 

São Caetano/Valéria: USF Deputado Luiz Braga, USF Alto Do Peru, USF San Martin II, USF Boa Vista do Lobato, USF Boa Vista de São Caetano e USF Lagoa da Paixão. 

Liberdade: USF San Martin I e USF IAPI. 

Brotas: USF Vale do Matatu e UBS Mario Andrea. 

Barra/Rio Vermelho: USF Sabino Silva, USF Garcia, USF Alto das Pombas e USF Calabar. 

Boca do Rio: USF Imbuí, UBS Cesar de Araújo e USF Parque de Pituaçu. 

Itapuã: USF Itapuã, USF KM 17, USF Jardim das Margaridas, USF Parque São Cristóvão, USF Vila Verde (Jardim Campo Verde) e USF Ceasa I e II. 

Cabula/Beiru: USF Professor Humberto Castro Lima – Pernambuezinho, USF Raimundo Agripino - Sussuarana, USF Mata Escura, USF Padre Mauricio Abel - São Gonçalo, USF Barreiras e UBS Calabetão. 

Pau da Lima: UBS Doutora Cecy Andrade, USF João Inácio Roma Filho, USF Cambonas, USF Canabrava, USF Sete de Abril, USF São Marcos e USF Vila Nova Pituaçu. 

Subúrbio Ferroviário: USF Itacaranha, USF Alto de Coutos II, USF Ilha Amarela, USF Teotônio Vilela II, USF Fazenda Coutos 3 USF São João do Cabrito, USF Bate Coração, USF Rio Sena, USF Estrada da Cocisa e USF Vila da Fraternidade. 

Cajazeiras: UBS Nelson Piauhy Dourado, USF Yolanda Pires, USF Cajazeiras V, USF Boca da Mata, USF Jaguaripe, USF Cajazeiras XI e USF Fazenda Grande 

Dica

Planos de saúde: uma preocupação para o futuro

Planos de saúde: uma preocupação para o futuro

Ter ou não ter plano de saúde? Esse é um questionamento que pode ser constante na vida dos brasileiros, já que nem sempre os benefícios oferecidos são efetivamente ofertados quando mais se precisa desse tipo de assistência. Para não cair em armadilha e saber diferenciar os tipos de planos, consultamos o advogado especialista em Defesa do Consumidor, Taciano Mattos (@tacianomattos), para dar algumas dicas sobre o serviço. Confira abaixo:

Artigo

Taxas bancárias e o Direito do Consumidor

Taxas bancárias e o Direito do Consumidor

Você certamente possui conta em alguma agência bancária. Certamente, também, já deve ter sido tarifado indevidamente, mesmo pensando que o serviço oferecido era gratuito, a exemplo das taxas cobradas pela poupança. Mas, não era para poupar? Pois bem, nem sempre o que está previsto nos contratos atendem às regras previstas pelo Código de Defesa do Consumidor. O advogado, especialista na área, Cândido Sá, dá suas recomendações sobre o que a lei salvaguarda ou não, quando o assunto é serviço bancário. Confira artigo sobre o assunto, logo abaixo:

Enquete

Você pretende tomar a vacina contra a covid-19?


Ver resultado

Vídeos

Rachel Botsman

Autora do livro "O Que é Meu é Seu - Como o Consumo Colaborativo Vai Mudar o Nosso Mundo", Rachel Botsman diz que estamos conectados para compartilhar. Em 15 minutos, ela tenta te convencer que o consumo colaborativo é o caminho.