Notícia

Parceria Público-Privada de Imagem alcança 2 milhões de exames realizados

Parceria Público-Privada de Imagem alcança 2 milhões de exames realizados

Com uma suspeita de fratura no joelho causada por um acidente de moto, Cristiane Santos Cerqueira, de 32 anos, foi atendida no Hospital Geral Ernesto Simões Filho, em Salvador foi a paciente a realizar o exame de número 2 milhões nos serviços da Parceria Público-Privada (PPP) de Imagem na Bahia. Desde o início da implantação do serviço em 2016, a iniciativa do Governo do Estado, em parceria com a Rede Brasileira de Diagnóstico (RBD), atua em 11 hospitais estaduais e ampliou a capacidade de atendimento à população, reduziu custos e promoveu melhorias nos serviços prestados, como a maior precisão do diagnóstico e agilidade na entrega dos resultados.

A secretária estadual da Saúde em exercício, Tereza Paim, que acompanhou este momento, deu a boa notícia para o paciente. “Hoje é uma honra imensa poder garantir a população o acesso a exames tão complexos como o de ressonância. Seguimos trabalhando para levar a saúde para quem mais precisa”, comemorou a secretária.

“Para mim, é muito gratificante conseguir um exame como esse. Se eu fosse pagar, eu gastaria R$ 700 fazendo particular”, completou Cristiane, que também aproveitou para agradecer aos profissionais da unidade.

Desde o início da PPP de Imagem, já foram investidos mais de R$ 120 milhões entre obras e aquisição de equipamentos, tais como ressonância magnética, tomógrafos, raios-x e mamógrafos. Com resultados expressivos, os exames de ambulatório são laudados no máximo em 48 horas, enquanto os exames de urgência e emergência, em no máximo uma hora. “Isso é mais ágil do que em qualquer clínica ou hospital privado”, ressalta a secretária.

Cenário

Em 2015, havia apenas duas ressonâncias públicas no Estado. Atualmente são 26, sendo 6 da PPP e as outras vinte instaladas em policlínicas. Nos próximos 6 meses, outras quatro ressonâncias entrarão em operação com a inauguração de novas policlínicas. Além disso, o melhor tomógrafo do Norte-Nordeste está instalado no Hospital Geral Roberto Santos (HGRS), com 256 detectores. Também são feitas ressonância e tomografia cardíaca, angiotomografia e angioressonância.

Para o presidente da RBD, Stelliu Rebello Espinheira, os avanços são possíveis graças à parceria com o Governo do Estado. “A PPP está ampliando a oferta de serviços e exames com eficiência, qualidade e segurança para médicos e pacientes”, destaca Espinheira, ao citar que somente nos últimos 30 dias foram contabilizados 30 mil exames de imagem realizados em unidades de rede estadual.

Outro resultado favorável da parceria foi a implantação da Central de Laudos, que permite a realização de laudos através de telerradiologia, operando 24 horas por dia. Na Central Remota de Laudos, uma equipe qualificada de radiologistas permanece de plantão 24 horas por dia, durante toda a semana, para emitir laudos às 11 unidades contempladas pela PPP no estado.

 

Dica

ATENÇÃO - Golpe do WhatsApp: o que fazer?

ATENÇÃO - Golpe do WhatsApp: o que fazer?

Entenda como essa armadilha funciona e saiba também como se prevenir.

Artigo

A volta às aulas pós-pandemia

A volta às aulas pós-pandemia

Especialista alerta para os cuidados dos pais no retorno das crianças ao ambiente escolar

Enquete

Você pretende tomar a vacina contra a covid-19?


Ver resultado

Vídeos

Rachel Botsman

Autora do livro "O Que é Meu é Seu - Como o Consumo Colaborativo Vai Mudar o Nosso Mundo", Rachel Botsman diz que estamos conectados para compartilhar. Em 15 minutos, ela tenta te convencer que o consumo colaborativo é o caminho.