Notícia

Postos do Procon-BA voltam a funcionar no interior do estado com agendamento pelo SAC Digital

Postos do Procon-BA voltam a funcionar no interior do estado com agendamento pelo SAC Digital

A partir de hoje (19), os postos da Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-BA), localizados na Rede SAC dos municípios de Vitória da Conquista, Jequié, Guanambi, Juazeiro, Paulo Afonso e Valença, voltam a funcionar com atendimento presencial. Os atendimentos serão feitos somente por hora marcada e os horários para agendamento estão disponíveis no site e aplicativo SAC Digital.

“Todos os nossos serviços estarão disponíveis para o consumidor, mas é imprescindível fazer agendamento prévio no site www.sacdigital.ba.gov.br ou baixar o aplicativo disponível para Android e iOS. Nesse momento de pandemia é fundamental evitar aglomerações e, justamente por isso, realizaremos atendimentos agendados, garantindo assim a segurança de todos”, alertou Adriana Menezes, diretora de atendimento do Procon-BA, órgão da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social da Bahia (SJDHDS).

Os atendimentos serão realizados das 7h às 17h, de segunda a sexta-feira. É importante que os cidadãos redobrem a atenção com os cuidados recomendados pelo Governo do Estado e pela Organização Mundial de Saúde (OMS): manter a distância física de um metro e meio entre as pessoas, utilizar máscaras de proteção e buscar os postos apenas no dia e horário agendados.

Marca – Lançado em 2018 pela Secretaria da Administração e Prodeb, o SAC Digital alcançou a marca de 2 milhões de usuários neste mês de outubro. A plataforma saltou para 2 milhões de usuários em menos de um ano. Em dezembro do ano passado, havia 249 mil usuários cadastrados.

Este aumento reflete a estratégia do Governo da Bahia, que investiu no modelo de serviços públicos ofertados pela internet, como parte da política de transformação digital do Estado.

Atualmente a plataforma disponibiliza 425 serviços públicos pela internet, sendo que 33 são totalmente digitais, ou seja, não geram a necessidade de o usuário se deslocar até um órgão do estado para conseguir atendimento. Com o SAC Digital, os cidadãos podem ter acesso a serviços como a emissão de documentos públicos, a matricula escolar, o licenciamento de veículo, dentre outros.

O SAC Digital já realizou mais de 1,7 milhão de atendimentos, somando os serviços realizados de forma 100% digital, agendamentos ou aqueles semipresenciais (parte realizado pela internet e parte nas unidades físicas da Rede SAC). A plataforma permite que o cidadão tenha acesso aos serviços públicos usando apenas um computador com conexão à internet, ou até mesmo um celular.

Para ter acesso ao SAC Digital, basta digitar o endereço www.sacdigital.ba.gov.br na internet ou baixar o aplicativo disponível para Android e iOS, seguindo o passo a passo para cadastro.

Entrevista

Uma nova forma de consumir

Uma nova forma de consumir

O consumo colaborativo pode mudar o sistema de produção e economia globais? Para a pesquisadora Ana Cirne Paes de Barros, o mais provável é que as práticas hegemônicas continuem a existir, mas novas formas de consumo se espalhem de forma independente, proporcionando maior autonomia aos consumidores. 

Artigo

Pedágio da Via Bahia: 21,6% de aumento, 100% de desrespeito

Pedágio da Via Bahia: 21,6% de aumento, 100% de desrespeito

No Natal de 2016 os baianos receberam um belo presente da concessionária Via Bahia, que administra rodovias federais no estado: o aumento do pedágio em 21,6% na BR-116 e 16% na BR-324. Os reajustes foram autorizados pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).

Vídeos

Rachel Botsman

Autora do livro "O Que é Meu é Seu - Como o Consumo Colaborativo Vai Mudar o Nosso Mundo", Rachel Botsman diz que estamos conectados para compartilhar. Em 15 minutos, ela tenta te convencer que o consumo colaborativo é o caminho.



Enquete

Você é a favor da legalização dos jogos de azar?


Ver resultado

Se ligue