Notícia

Turismo na Bahia cresce 48 por cento entre julho e agosto

Turismo na Bahia cresce 48 por cento entre julho e agosto

Com a retomada das atividades econômicas durante a pandemia da Covid-19, a Bahia registrou aumento de 48,4 por cento no setor turístico entre os meses de julho e agosto. Os dados são da última Pesquisa Mensal de Serviços, divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O incremento é resultado da reabertura gradual de importantes destinos para o turismo no estado.

No comparativo do período, o Brasil cresceu 19,3 por cento. O estudo, que inclui informações de 12 estados, aponta a Bahia como segundo maior índice de crescimento, atrás apenas do Ceará (+85,4 por cento) e à frente de Minas Gerais (+22,9 por cento), São Paulo (+15,8 por cento) e Rio de Janeiro (+15 por cento), por exemplo. Devido à pandemia, o volume das atividades turísticas no Brasil em agosto de 2020 foi 44,5 por cento menor do que em agosto de 2019.

A expectativa do secretário do Turismo da Bahia, Fausto Franco, é de que nas próximas pesquisas o desempenho da Bahia, bem como de outros destinos brasileiros, melhore substancialmente. “Setembro foi um mês importante para a retomada do turismo, com a reabertura de meios de hospedagem, restaurantes e atrativos, seguindo rígidos protocolos de segurança sanitária”, explica.

Voos

Além disso, a retomada dos voos é um aspecto fundamental. Segundo estimativa da Vinci Airports, empresa responsável pela administração do aeroporto de Salvador (principal portão de entrada de visitantes na Bahia), nesse mês de outubro a oferta de assentos em voos para a capital baiana será 55 por cento maior que em setembro. Já no final do ano, serão disponibilizados 50 por cento dos voos do mesmo período do ano passado.

Franco ainda acrescenta que a Bahia se beneficia pela diversificada oferta de atrativos ao ar livre – uma tendência do atual momento de pandemia. “Dentre as nossas múltiplas opções temos desde a Chapada Diamantina, com experiências de ecoturismo e turismo de aventura, ao vasto litoral, com áreas propícias aos esportes náuticos, como a Baía de Todos-os-Santos”.

Feriados

Itacaré, Praia do Forte, Morro de São Paulo e Porto Seguro registraram 100 por cento de ocupação dos leitos abertos em hotéis e pousadas nos feriados prolongados da Independência (7 de setembro) e de Nossa Senhora Aparecida (12 de outubro).

Já Salvador teve aumento significativo, passando de 36 por cento no primeiro feriadão para 62 por cento no segundo, de acordo com a Federação Baiana de Hospedagem e Alimentação (Febha). Para o feriado de 2 de novembro, a taxa esperada é de 65 por cento a 70 por cento.

Dica

Planos de saúde: uma preocupação para o futuro

Planos de saúde: uma preocupação para o futuro

Ter ou não ter plano de saúde? Esse é um questionamento que pode ser constante na vida dos brasileiros, já que nem sempre os benefícios oferecidos são efetivamente ofertados quando mais se precisa desse tipo de assistência. Para não cair em armadilha e saber diferenciar os tipos de planos, consultamos o advogado especialista em Defesa do Consumidor, Taciano Mattos (@tacianomattos), para dar algumas dicas sobre o serviço. Confira abaixo:

Artigo

Taxas bancárias e o Direito do Consumidor

Taxas bancárias e o Direito do Consumidor

Você certamente possui conta em alguma agência bancária. Certamente, também, já deve ter sido tarifado indevidamente, mesmo pensando que o serviço oferecido era gratuito, a exemplo das taxas cobradas pela poupança. Mas, não era para poupar? Pois bem, nem sempre o que está previsto nos contratos atendem às regras previstas pelo Código de Defesa do Consumidor. O advogado, especialista na área, Cândido Sá, dá suas recomendações sobre o que a lei salvaguarda ou não, quando o assunto é serviço bancário. Confira artigo sobre o assunto, logo abaixo:

Enquete

Você pretende tomar a vacina contra a covid-19?


Ver resultado

Vídeos

Rachel Botsman

Autora do livro "O Que é Meu é Seu - Como o Consumo Colaborativo Vai Mudar o Nosso Mundo", Rachel Botsman diz que estamos conectados para compartilhar. Em 15 minutos, ela tenta te convencer que o consumo colaborativo é o caminho.