O Instituto de Pesos e Medidas (Ipem) do estado de São Paulo lançou uma série de recomendações para garantir a segurança da instalação do kit de Gás Natural Veicular (GNV) nos automóveis. Em razão da alta no preço dos combustÃveis, muitos motoristas têm buscado converter seus veÃculos para a utilização do gás veicular – geralmente, mais barato. De acordo com dados do Ministério da Infraestrutura, no primeiro semestre de 2022, houve aumento de 6,5% no número de veÃculos aprovados a utilizar o GNV no paÃs, em relação a igual perÃodo de 2021. Em comparação a 2020, a alta foi de 47%.
Na última terça-feira (26), um veÃculo explodiu em posto de combustÃvel, no Rio de Janeiro, enquanto era abastecido com GNV. O proprietário do veÃculo ficou gravemente ferido e morreu no dia seguinte. A causa da explosão está em investigação, mas o acidente também serve de alerta para cuidados e para a correta instalação do kit no veÃculo.
Segundo o Ipem, o motorista interessado em fazer a conversão deverá, primeiramente, procurar uma oficina registrada no Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). A relação de instaladores registrados pode ser consultada no site do Inmetro.
Após isso, é necessário providenciar autorização prévia do Departamento Estadual de Trânsito (Detran). Em seguida, o motorista deve escolher o kit de instalação de GNV compatÃvel com seu veÃculo.
“O de terceira geração é indicado para motores aspirados ou com injeção eletrônica de mono ou multiponto. O kit de quinta geração é recomendado para veÃculos mais potentes e mais modernos. Se o veÃculo funcionar com injeção direta de combustÃvel é usado o de sexta geração. As diversas gerações de kit´s possuem princÃpios de funcionamento, desempenho, manutenção e preços diferentes”, destaca o comunicado do Ipem.
O instituto também recomenda que nunca sejam utilizadas peças usadas de outros proprietários. De acordo com o Ipem, os componentes de origem desconhecida podem apresentar problemas sérios, como vazamentos e falta de adequação ao tipo do veÃculo.
“A única exceção permitida é a do cilindro de GNV, que pode ser novo ou requalificado, desde que tenha o respectivo certificado de requalificação. Também deve-se ter cuidado com produtos oferecidos em redes sociais ou comércio virtual quando não há clareza das informações do cilindro”, ressalta o instituto.
O Ipem recomenda que o motorista exija que a oficina faça uma inspeção no veÃculo antes da instalação. Problemas em velas, cabos, bateria, e na injeção eletrônica poderão comprometer a instalação do GNV e o desempenho geral do veÃculo.
Para motoristas do estado de São Paulo, o Detran oferece um passo a passo de como proceder para fazer a alteração de combustÃvel no veÃculo.
Informações da Agência Brasil
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