Notícia

Cursos de audiodescrição e braille terão inscrições abertas a partir desta segunda-feira (26)

Cursos de audiodescrição e braille terão inscrições abertas a partir desta segunda-feira (26)

A Secretaria Municipal de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre) promoverá dois cursos voltados para a acessibilidade, sendo um deles de audiodescrição e o outro de braille. Ambos estarão com inscrições abertas a partir desta segunda-feira (26) e darão aos participantes direito à certificado de conclusão.

 

As inscrições para o curso de audiodescrição podem ser feitas até o dia 1º de março, por meio do link: https://forms.gle/9SrCWP4r5ouDvjfP7.

As aulas começam no dia 5 do mesmo mês e vão até o dia 23 de abril, sempre às terças-feiras, das 8h às 12h, na sede do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência (Comped), no bairro de Nazaré.

 

A audiodescrição é um recurso de tecnologia assistida que permite que as pessoas cegas e com baixa visão tenham acesso às informações das imagens que estão no ambiente virtual. O recurso descreve todas as imagens de maneira acessível em diferentes modalidades, a exemplo de texto, QR Code e áudio.

 

Durante o curso, os inscritos irão aprender, por exemplo, a fazer a descrição de cards e demais imagens estáticas para as redes sociais. A carga horária total do será 40h.

 

Braille – Já as inscrições para o curso de braille poderão ser feitas até o dia 2 de março, por meio do link: https://forms.gle/UEbXkFbNTVNSEv69. As aulas começam no dia 6 do mesmo mês e vão até 15 de abril.

 

As atividades ocorrerão sempre às quartas-feiras, das 8h às 12h, também na sede do Comped, em Nazaré. Os alunos irão aprender sobre a origem do Braille, alfabeto, regras para a escrita, pontuação e outros sinais gráficos.

 

Mais inclusão – Segundo Daiane Pina, que além de audiodescritora é diretora de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência da Sempre, o objetivo é disseminar a cultura da acessibilidade levando recursos para atender melhor a população da capital baiana. “A gente quer que Salvador seja uma cidade onde as pessoas saibam lidar com a diversidade humana”, afirma.

 

Além desses dois cursos, a Sempre planeja realizar outros voltados para a promoção da acessibilidade, a exemplo do de Soroban, instrumento de cálculo utilizado por cegos; Orientação e Habilidade, direcionado para que profissionais de turismo sejam capacitados a guiar pessoas com deficiência nos pontos turísticos, e o de Língua Brasileira de Sinais (Libras), este último previsto para a primeira semana de abril.

 

Fonte: https://comunicacao.salvador.ba.gov.br/
Foto: Jefferson Peixoto/ Secom PMS

Dica

Planos de saúde: uma preocupação para o futuro

Planos de saúde: uma preocupação para o futuro

Ter ou não ter plano de saúde? Esse é um questionamento que pode ser constante na vida dos brasileiros, já que nem sempre os benefícios oferecidos são efetivamente ofertados quando mais se precisa desse tipo de assistência. Para não cair em armadilha e saber diferenciar os tipos de planos, consultamos o advogado especialista em Defesa do Consumidor, Taciano Mattos (@tacianomattos), para dar algumas dicas sobre o serviço. Confira abaixo:

Artigo

Taxas bancárias e o Direito do Consumidor

Taxas bancárias e o Direito do Consumidor

Você certamente possui conta em alguma agência bancária. Certamente, também, já deve ter sido tarifado indevidamente, mesmo pensando que o serviço oferecido era gratuito, a exemplo das taxas cobradas pela poupança. Mas, não era para poupar? Pois bem, nem sempre o que está previsto nos contratos atendem às regras previstas pelo Código de Defesa do Consumidor. O advogado, especialista na área, Cândido Sá, dá suas recomendações sobre o que a lei salvaguarda ou não, quando o assunto é serviço bancário. Confira artigo sobre o assunto, logo abaixo:

Enquete

Você pretende tomar a vacina contra a covid-19?


Ver resultado

Vídeos

Rachel Botsman

Autora do livro "O Que é Meu é Seu - Como o Consumo Colaborativo Vai Mudar o Nosso Mundo", Rachel Botsman diz que estamos conectados para compartilhar. Em 15 minutos, ela tenta te convencer que o consumo colaborativo é o caminho.