Notícia

Salvador acumula 17.979 novas vagas de emprego em 2024 e mantém liderança no Norte e Nordeste

Salvador acumula 17.979 novas vagas de emprego em 2024 e mantém liderança no Norte e Nordeste

Salvador já acumula 17.979 novas vagas de emprego no primeiro trimestre de 2024 e mantém a liderança no Norte e Nordeste, ocupando ainda a quarta posição nacional entre os municípios que mais criaram postos de trabalho. De acordo com dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), a capital baiana voltou a registrar saldo positivo em março (3.595), com 26.088 admissões e 22.493 desligamentos. Entre as regiões Norte e Nordeste, Salvador registrou mais que o dobro de novas vagas de emprego geradas em relação à segunda colocada (Fortaleza, com 8.880). Em relação ao primeiro trimestre de 2023, a capital baiana teve um aumento de mais de 300% em relação à criação de novos postos de trabalho. Entre janeiro e março do ano passado, o saldo positivo foi de 4.316, contra os 17.979 de 2024. 

No primeiro trimestre deste ano, o grande destaque em Salvador foi o setor de serviços, que registrou saldo positivo de 16.554 novos postos de trabalho. A construção civil aparece com 2.298 novos empregos formais, seguida pelo setor da saúde, com 1.910 postos de trabalho, e pela educação, com saldo positivo de 1.774. 

A secretária municipal de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda (Semdec), Mila Paes, comemorou o resultado e afirmou que o crescimento na geração de novos postos de trabalho em Salvador é fruto de um conjunto de medidas adotadas pela prefeitura nos últimos anos. Ela cita como exemplo o programa Invista Salvador, que já atendeu a mais de 40 empresas e tem viabilizado diversos investimentos, a exemplo da chegada da primeira loja da gigante francesa Leroy Merlin à capital baiana. 

“Nossa gestão tem se empenhado em criar um ambiente propício para o investimento e a geração de empregos em Salvador. O programa Invista Salvador tem sido um importante catalisador desse processo, atraindo investimentos e estimulando o crescimento econômico em nossa cidade. Por meio de medidas de desburocratização e incentivos fiscais, estamos facilitando a vida dos empreendedores e criando novas oportunidades de negócios”, ressaltou.

A secretária ainda citou ações voltadas para a desburocratização, como o decreto que aumenta para 767 o número de atividades consideradas de “baixo risco”, facilitando a vida de quem quer investir. Além disso, o tempo para abertura de empresas na capital baiana é de quatro horas, um dos menores do país. 

“Além disso, temos investido na capacitação da mão de obra local por meio de programas como o Treinar Pra Empregar, que já beneficiou mais de 57 mil pessoas. Acreditamos que a qualificação profissional é fundamental para garantir a empregabilidade e a inserção no mercado de trabalho”, acrescentou Mila Paes.

Novos resultados Â– Para Mila Paes, Salvador deverá manter a tendência de crescimento da geração de novas vagas de trabalho graças a medidas anunciadas recentemente pela Prefeitura. Ela cita, como exemplo, o recém iniciado programa Geração SSA, que oferece qualificação em carreiras do futuro para jovens entre 16 e 25 anos, preparando-os para um mercado de trabalho cada vez mais dinâmico e competitivo.

Além disso, há também o Programa Renova Centro, o Programa de Incentivos Fiscais e Econômicos para Desenvolvimento de Novos Polos Logísticos e o Programa de Incentivo à Atividade Imobiliária. Sobre a capacitação, o Treinar Pra Empregar deve atender a mais de 22 mil pessoas em 2024. 

“Vamos ter resultados ainda mais positivos com esse conjunto de medidas lançadas recentemente. Todas estas iniciativas vão promover ainda mais o desenvolvimento da nossa economia e, consequentemente, vão criar ainda mais empregos. A Prefeitura vai continuar trabalhando para promover o crescimento econômico e gerar ainda mais oportunidades de emprego para a população de Salvador”, frisou.

Dica

Planos de saúde: uma preocupação para o futuro

Planos de saúde: uma preocupação para o futuro

Ter ou não ter plano de saúde? Esse é um questionamento que pode ser constante na vida dos brasileiros, já que nem sempre os benefícios oferecidos são efetivamente ofertados quando mais se precisa desse tipo de assistência. Para não cair em armadilha e saber diferenciar os tipos de planos, consultamos o advogado especialista em Defesa do Consumidor, Taciano Mattos (@tacianomattos), para dar algumas dicas sobre o serviço. Confira abaixo:

Artigo

Taxas bancárias e o Direito do Consumidor

Taxas bancárias e o Direito do Consumidor

Você certamente possui conta em alguma agência bancária. Certamente, também, já deve ter sido tarifado indevidamente, mesmo pensando que o serviço oferecido era gratuito, a exemplo das taxas cobradas pela poupança. Mas, não era para poupar? Pois bem, nem sempre o que está previsto nos contratos atendem às regras previstas pelo Código de Defesa do Consumidor. O advogado, especialista na área, Cândido Sá, dá suas recomendações sobre o que a lei salvaguarda ou não, quando o assunto é serviço bancário. Confira artigo sobre o assunto, logo abaixo:

Enquete

Você pretende tomar a vacina contra a covid-19?


Ver resultado

Vídeos

Rachel Botsman

Autora do livro "O Que é Meu é Seu - Como o Consumo Colaborativo Vai Mudar o Nosso Mundo", Rachel Botsman diz que estamos conectados para compartilhar. Em 15 minutos, ela tenta te convencer que o consumo colaborativo é o caminho.